quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Apócrifos, das cartas não enviadas: O Pomo de Adão

Porque quem gosta de maçã
irá gostar de todas, porque todas são iguais.



RR,


Humanos não operam milagres. Se o fizessem, provavelmente o fariam só para si e já não haveria nenhuma santidade nisso. Estou aprendendo a não esperar de todos mais do que eles podem fazer por si próprios. Estou aprendendo, principalmente, a não esperar. Nem o mais vil dos sentimentos, simplesmente não perca seu tempo.
Não espere que o escutem. Se o escutarem, não espere que entendam. Se entenderem, não espere que façam algo a respeito. Se o fizerem: não espere que seja o melhor a se fazer.
Não espere, ainda, que falem. Se falarem, não espere que seja verdade. Se for, não espere que seja a sua. Cuide da sua vida, homem!
A lei de Deus nada diz sobre entender ao próximo. Ame-o e só. Ame-o a distância. Ame-o sem escutá-lo. Ame-o sem interessar-se por ele ou,principalmente, por sua mulher. Ame-o sem conhecê-lo, de preferência.
Os seres humanos são criaturas naturalmente solitárias. Isso pode ser mais engraçado do que pensas: o barro de que fomos feitos era só um e na arca lá se foram um urso e uma ursa, um pato e uma pata, um galo e uma galinha e um homem e uma costela. Um homem e uma costela!
Para além de gêneros, meu bem, imagine que tragicômico um homem cuja sina é viver para sempre incompleto, buscando no outro um pedaço de si. Antes só e completo? E a quem ele culparia pela maçã proibida? O homem jamais engoliu a inocência perdida. Hoje crescem em sua garganta grande bosques de macieiras, por onde se perdem as palavras.

Então, não espere por um milagre. Todos nós, pedaços de homens, procuramos o corpo primeiro.
Não acredite em milagres.


E não acredite em mim, também, que tenho mais esperança que você e tento fingir desilusões.

6 comentários:

Ramon de Alencar disse...

...
-É uma pergunta antiga: por que justamente uma maçã?

Gosto de tuas cartas...

Morganna disse...

lalalara. tu tá arrasando nessas cartas. bonitas que só. ainda que.

Thalita, disse...

Ai :~
'tou muda.

(Pegue esta gaveta de cartas e transforme-as em símbolos para além do ecrã, logo, ande!)

Vitor disse...

purissima verdade
as verdades foram feitas pra gente sair pela tangente em doces devaneios
:]

jonastorres disse...

Lara, ainda não li Cléo e Daniel do Roberto Freie, mas agora pretendo. Hehehe. Muito legais, suas cartas, como tudo mais que vc escreve. Adoro seu blog. Abração. :)

bruno reis disse...

e agora é colocar a cadeira de balanço na calçada :)

e sim, li seu texto. bonito, concordo em grande parte. só acho que fora do aquário, falando em metáforas, não tem ar, mas água. talvez em outra temperatura. já que você gosta de metáforas, estou usando uma sua \o